Serviço de Alojamento de Páginas Pessoais

Apresentação

O DEEC disponibiliza aos seus colaboradores um serviço para a publicação de páginas pessoais web, para seu usufruto. Este serviço é disponibilizado através do endereço URL http://home.deec.uc.pt/~username.

Os materiais alojados através deste serviço são da responsabilidade de cada utilizador e reflectem a sua visão individual. A informação publicada não representa a opinião ou a política do Departamento, Faculdade ou da Universidade de Coimbra. Assim, a instituição não deve ser associada à visão dos utilizadores, expressa nas páginas alojadas neste serviço.

Gestão do site pessoal

O acesso ao servidor, para edição das páginas, é feito através do protocolo FTP TLS/SSL e das suas credenciais do DEEC.
A tabela abaixo apresenta as configurações que deverá utilizar no seu cliente FTP TLS/SSL habitual (sugerimos o Cyberduck para OSX e Windows). Clique aqui para instruções mais completas.

Definição Descrição Valor a configurar
Servidor Endereço do servidor que aloja o serviço home.deec.uc.pt
Protocolo Protocolo de interacção com o servidor, para a manipulação dos ficheiros remotos FTP TLS/SSL Explicit encryption
Username Username do utilizador que se pretende ligar ao servidor Username do domínio DEEC
(por exemplo, userx)
Password Password do utilizador que se pretende ligar ao servidor Password da conta respectiva
Caminho Caminho no sistema de ficheiros, onde o site está alojado /home/<username>/public_html

Localização e permissões

O site deverá estar contido numa pasta, com o nome public_html, dentro da sua conta. Caso a mesma não esteja ainda criada, deverá proceder à sua criação.

Adicionalmente, deverá garantir que a pasta e todos os ficheiros contidos tenham as permissões correctas (755 – u=rwx,g=rx,o=rx), através da utilização do comando abaixo, da utilização do cliente SFTP:

chmod -R 755 /home/<username>/public_html

Sistemas anteriores

Foram criados reencaminhamentos dos URL anteriormente publicados, para garantir o seu bom funcionamento. Assim http://www.deec.uc.pt/~username e http://www2.deec.uc.pt/~username, apontam automaticamente para http://home.deec.uc.pt/~username.

Os sites foram copiados automaticamente do servidor antigo (THOR). Se por algum motivo, estava a utilizar o encoding ISO-8859-1 e a sua página apresentar caracteres desformatados, pode criar um ficheiro .htaccess, com o seguinte conteúdo, /home/<username>/public_html, para solucionar o problema:

AddDefaultCharset iso-8859-1